Coordenação regional da ENEEnf no Rio de Janeiro participa da III Mostra Científica Estudantil da Aben-Rj

Entre os dias 18 a 20 de abril, a coordenação da loco regional da Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem no Rio de Janeiro, representada por Renan Belo, estudante de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), participou da III Mostra Científica Estudantil da Aben-RJ (MCEABEn) sediada na Universidade Santa Úrsula, que teve como tema central as “Potências e Fragilidades na Formação do Estudante de Enfermagem”, desenvolvido em dois eixos temáticos: as Demandas Acadêmicas na Formação do Estudante e os Impactos da Formação na Saúde do Estudante. 

Durante o evento, um dos pontos debatidos foi a importância de reconhecer que a predominância na oferta de cursos e vagas em enfermagem está nas mãos do setor privado de educação, especialmente no ensino à distância, que ganhou destaque durante a pandemia da COVID-19 e seguiu crescendo de maneira oportuna. Além disso, às restrições de quantidade de vagas disponíveis para atividades práticas, estágios curriculares e extracurriculares, diminuição de oportunidades de residência nos últimos cinco anos e a discrepância em comparação com outras profissões na oferta dessas oportunidades, também foram pauta do evento.

Concomitante a isso, outra temática discutida durante o evento foi a falta de união das Representações estudantis e sua pouca integração na rotina dos estudantes de enfermagem. Percebe-se que há pouco entendimento sobre a história da profissão e a relevância de suas representações sociais, especificamente no impacto da participação do movimento estudantil de enfermagem na sociedade.

No evento foram ofertados vários cursos, tais como: suporte básico de vida, primeiros socorros, empreendedorismo na área da enfermagem, entre outros.

Deixe um comentário